domingo, 16 de janeiro de 2011

GORDON CHILDE: APEGO À VELHAS TRADIÇÕES COMO MODO DE NÃO TER QUE PENSAR AUTENTICAMENTE

QUEM?
Vere Gordon Childe (1892/1957). Filólogo australiano que se especializou em arqueologia. Autor de diversas obras importantes dessa segunda disciplina.
*
COMENTÁRIO
Certos autores possuem o dom da oratória perfeita - digo - da redação perfeita, de tal forma que parecem nos falar aos ouvidos enquanto os lemos em seus magníficos livros de pesquisa e histórias. É, certamente, o caso desse perito em épocas pré-históricas como as Idades Neolíticas e do Bronze na Europa e Oriente Próximo, respeitado e renomado por seus conhecimentos e erudição. Ler A Evolução Cultural do Homem de Gordon Childe é mergulhar fundo nesse vasto e fascinante prospectar de raízes da nossa própria humanidade enquanto conformação filogênica. A despeito de ser um arqueólogo renomado e extremamente técnico (um especialista), o autor consegue ser - nessa obra - coloquial e acertivo em nos transmitir seu intrincado e inteligente panorama da formação biológica e cultural desse ser vulgarmente conhecido como Homo Sapiens.
*
Na citação, vemos o autor com seu estilo cortante e elegante de transmitir suas ideias. Um clássico antroposóciocultural extremamente relevante acerca da história do ser humano, recomendação Escriba com classificação 5 peninhas.
*
Da Redação.
*
CITAÇÃO
"Os homens se apegam apaixonadamente às velhas tradições e revelam uma relutância intensa em modificar modos habituais de comportamento, como os inovadores de todas as épocas verificam à sua própria custa. O peso do conservantismo, em grande parte uma aversão preguiçosa e covarde pela cansativa e penosa atividade de pensar autenticamente, sem dúvida retardou o progresso humano, no passado mais do que hoje." (´pág.45)
*
LIVRO: A Evolução Cultural do Homem // AUTOR: Gordon Childe // EDITORA: Zahar // Rio de Janeiro: 1968

Nenhum comentário: